

O Renault Twizy precisa de carta?
Afinal, o Renault Twizy precisa de carta de condução ou não?
Esta é, sem dúvida, uma das perguntas mais comuns que nos fazem acerca do Renault Twizy.
A resposta é simples, em Portugal, a condução do Renault Twizy requer SIM o uso de carta. Contudo, ao contrário dos outros carros da gama Renault (e das marcas em geral), para conduzir o Twizy basta a carta AM, que permite a condução de motociclos até 125cm3, acessível aos maiores de 16 anos.
Logo, não é obrigatório ter a carta de ligeiros, nem ter mais de 18 anos. E é precisamente por isto que muita gente faz confusão, pois quando se fala do Renault Twizy carta de condução, todos associam o tema à licença B1, que dá acesso à condução de carros ligeiros.
Tendo em conta as limitações do próprio Twizy, uma vez que este tipo de carro não pode, por exemplo, circular nas autoestradas e está limitado aos espaços urbanos, onde não é permitido exceder os 45 km/h, não faz falta a carta B1.
De notar que, esta questão do Renault Twizy e carta de condução, não se aplica apenas a este carro. Existem atualmente outros modelos de microcarros que não exigem a carta de ligeiros para serem conduzidos. São eles:
- Citroen AMI
- Os quadriciclos da Ligier e a Microcars
- Aixam Minauto e Emotion
- Entre outros
Em suma, para conduzir o Renault Twizy precisa de carta, mais concretamente de obter a licença de condução AM.
Falamos de uma Licença de Condução para Ciclomotores, a habilitação necessária para conduzir um ciclomotor segundo o IMT, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes que é, em Portugal, a entidade responsável pela gestão e emissão das licenças de condução. Note que se não tiver a carta, poderá incorrer uma contraordenação muito grave e punível por lei.