

Renault Mégane R.S. Trophy-R
Trophy-R – O carro perfeito para levar ao limite!
Depois do Mégane R.S. e do Mégane R.S. Trophy, chega a terceira versão, o Mégane R.S. Trophy-R!
Automobilismo, tecnologia, rapidez e diversão sem limites! O Mégane R.S. Trophy R, é o compacto desportivo mais veloz que vai conduzir, um verdadeiro cavalo de corrida. O Trophy R assume-se como o carro de tração dianteira (de produção) mais rápido de sempre.
O carro que conquistou múltiplos recordes, incluindo Nurburgring
O modelo mais radical das três versões Mégane, bateu o seu próprio recorde no circuito de Nürburgring e estabeleceu um novo recorde, na categoria de tração de série, com um tempo de 7min45,389s.
Eleito o carro desportivo do ano pelas prestigiadas revistas “Top Gear” e “Echappem”, elevar a fasquia está no ADN do Renault Trophy-R, que soma e segue com mais três recordes nos circuitos de Spa Francorchamps na Bélgica, Bend Motorsport Park na Austrália e Suzuka no Japão.
Qual o segredo do Trophy R, a versão mais ousada do Mégane?
Tendo em conta que o peso é um fator essencial na performance, a marca francesa optou por retirar tudo o que era desnecessário. A Renault Sport decidiu remover até 130 Kg à nova versão Mégane em comparação como modelo anterior:
- O capot em carbono permitiu uma redução de 8Kg;
- As jantes de liga leve “Fuji Light” permitem uma poupança de 2Kg por roda, sendo que ainda tem a possibilidade de agregar umas jantes de carbono, que são menos 2Kg por jante;
- Sistema de escape em titânio Akrapovič possibilita uma redução de 7Kg;
- Exclusão do peso (38Kg) adicionado pelo eixo traseiro (sistema 4Control), tendo desaparecido o sistema de 4 rodas direcionais.
- O modelo conta também com vidros mais finos, o que lhe retira 1Kg;
No interior, o carro assume um look igual ao de um carro de corrida o que lhe permite “emagrecer” 7Kg, já que os bancos Sabelt são feitos de material compósito e tem como funcionalidade, a possibilidade de serem colocados em três níveis de altura distintos.
O peso é tudo o que importa na performance do Trophy?
Depois de se ver livre de todo o peso extra, a Renault virou toda a sua atenção para as questões de aerodinâmica e de aperfeiçoamento do contacto do automóvel ao solo.
O eixo dianteiro de elevada aderência e os pneus semi-slick da Bridgestone exibem-se nas curvas, onde o R.S. Trophy demonstra uma grande precisão proporcionada também pelos amortecedores Öhlins, ajustáveis com o chassis Trophy R. No que diz respeito à aerodinâmica, foram aplicadas carenagens específicas e um difusor de carbono. No entanto, e continuando a ser um modelo desportivo na sua génese, oferece grande conforto com um sistema de som, ar condicionado, vidros elétricos, Apple Car Play e Android Auto.
Vai deixar passar a oportunidade de conduzir um dos últimos carros desportivos desta geração?
O Renault Trophy R ganhou o título, por mérito próprio, de desportivo compacto de tração dianteira mais veloz de sempre! O R.S. Trophy R é capaz de acelerar até aos 262 km/h de velocidade máxima e precisa de apenas 5,4 segundos para ir dos 0 aos 100 km/h! Um verdadeiro carro desportivo.
Esta versão do Trophy-R é exclusiva e limitada! Só existem 10 unidades em Portugal, sendo que duas pode encontrar no concessionário do Caetano Formula Porto e no concessionário Caetano Formula Almada