

Num mundo em que a crescente urbanização fará com que, até 2030, mais de 70% da população resida nas cidades, não é apenas a circulação das pessoas que se impõe repensar. É também uma nova era que se abre para a circulação de produtos: rapidez, flexibilidade e fiabilidade são as novas expetativas dos consumidores, numa altura em que o número de compras online cresce exponencialmente. Esta procura por ritmos de entregas cada vez mais acelerados e rigorosos é acompanhada por condicionantes regulamentares cada vez mais restritas nas cidades e nos centros urbanos.
Assegurar uma mobilidade sustentável para todos, hoje e amanhã, é a filosofia do Grupo Renault. Para atingir este objetivo, desenvolvemos soluções de mobilidade que abrangem o maior número de pessoas. A mobilidade de amanhã será elétrica, conectada, autónoma e partilhada. Inclusive para o transporte de mercadorias e, particularmente, a «do último quilómetro».
Esta visão articula-se em torno de quatro eixos:
Acreditamos que o setor da logística urbana do último quilómetro é um dos mais importantes para criar uma verdadeira rutura e, assim, inventar um futuro limpo e eficiente, onde o trânsito desnecessário é efetivamente reduzido.
Acreditamos que as entregas devem ser flexíveis e que uma mesma plataforma pode ser utilizada, simultaneamente, em cenários B2B e B2C.
Acreditamos que a entrega de encomendas deve ser fluída. Os destinatários devem poder escolher exatamente onde, quando e como os produtos devem ser entregues.
Por último, e talvez o mais importante, acreditamos que o futuro da logística urbana conservará uma parte humana, que permanece como um elo essencial da cadeia de distribuição.
Esta visão é materializada pelo Renault EZ-PRO. Um protótipo de um veículo-robô vocacionado para a logística urbana do último quilómetro. 100% elétrico, conectado, autónomo e partilhado, o EZ-PRO é composto por dois elementos diferentes designados por ‘pods’, baseados na mesma plataforma altamente personalizável e que pode ser adaptada para uma grande diversidade de utilizações e formatos.
O protótipo Renault EZ-PRO acompanha a evolução do tradicional motorista/distribuidor para a sua nova função de assistente. Aquele que organiza e supervisiona as entregas de uma frota completa de veículos, a partir do seu espaço de trabalho móvel.
O papel do Grupo Renault é inovar para facilitar a vida dos seus clientes, tanto particulares como profissionais. Para imaginar as características, funções e utilizações possíveis de um protótipo como o EZ-PRO, tão adequado para todas as empresas de entrega especialistas do último quilómetro, como para os utilizadores finais, procurámos as melhores parcerias.
A explosão do e-commerce, o impacto das limitações do trânsito na cidade, bem como as novas expetativas dos clientes, são alguns dados e elementos que mostram como serão gigantescas as possibilidades disruptivas de fornecimento de bens e serviços.
Os serviços conectados desenvolvidos para os distribuidores e para os clientes, as possibilidades oferecidas pelas tecnologias autónomas, a mobilidade elétrica e a modularidade das plataformas, serão as alavancas desta rutura, da mesma forma que o reordenamento dos centros urbanos e a criação de terminais de entrega (‘hubs’) nas suas proximidades.