

Depois de 15 milhões de unidades vendidas, a Renault apresenta o Novo Clio, a quinta geração do ícone. Desde o lançamento em 1990, o Clio tornou-se o best-seller do Grupo Renault a nível mundial e, desde 2013, é o líder no segmento B na Europa. Entre 2012 e 2018, as vendas cresceram todos os anos, o que representa um desempenho comercial absolutamente excecional!
Mais moderno e mais atlético, o Novo Clio apoia-se no ADN que faz a sua história de sucesso há quase 30 anos e capitaliza, sobre as mais-valias de cada uma das anteriores quatro gerações, um novo capítulo desta saga:
Do primeiro Clio, recupera o «grandes para quê?» e tal como a primeira geração, o Novo Clio utiliza tecnologias habitualmente apenas disponíveis em modelos dos segmentos superiores.
Do Clio II recupera os elevados padrões de habitabilidade e de conforto.
Tal como o Clio III, o Novo Clio muda o paradigma ao nível da perceção de qualidade.
Do Clio IV herda um design forte que inspirou toda a gama da Renault e que se tornou uma verdadeira imagem de marca.
Para o Grupo Renault, o Novo Clio é o «ponta de lança» do plano estratégico «Drive the Future (2017-2022)», que se articula em torno de três pilares:
Elétrico: até 2022, o Grupo irá dispor, na sua gama, de 12 modelos eletrificados. O Novo Clio será o primeiro, com a motorização híbrida E-Tech, com uma tecnologia desenvolvida pela Renault.
Conectado: até 2022, todos os modelos Renault comercializados nos principais mercados serão conectados. O Novo Clio ilustra perfeitamente esta dinâmica, com o novo sistema multimédia desenvolvido pela Aliança.
Autónomo: até 2022, o Grupo Renault irá comercializar 15 modelos equipados com tecnologias de condução autónoma. O Novo Clio será, também, o pioneiro, pois irá democratizar as tecnologias de assistência que conduzirão à condução autónoma.
O Novo Clio será o pioneiro de uma nova geração de modelos da Renault e incluirá, na sua gama, a nova linha R.S. Line, inspirada pela Renault Sport e a nova orientação de design para a assinatura INITIALE PARIS.

Será preciso apenas um instante para o perceber. A perceção de qualidade e a ergonomia do posto de condução foram eleitas como as grandes prioridades para as equipas de design interior do Novo Clio. Materiais topo de gama, revestimentos macios para o painel de bordo, bem como para os painéis de portas e para a consola central, mas também novos acabamentos para os elementos interiores: o habitáculo entra numa nova dimensão no que à qualidade diz respeito O novo «Smart Cockpit» do Novo Clio é mais compacto para preservar o espaço no habitáculo e para integrar mais tecnologias a bordo. O seu desenho acentua a impressão de largura. Equipado com os ecrãs de maiores dimensões da categoria, o Novo Clio tem uma ergonomia moderna e proporciona uma experiência de condução mais imersiva. E, claro, o Novo Clio democratiza inovações únicas no segmento, como o travão de estacionamento automático.
Mais desportivo e mais dinâmico sob todos os ângulos, o Novo Clio recupera as formas sensuais da geração precedente, mas ganha em expressividade, conservando o perfil desportivo. Na dianteira, as nervuras no capô sublinham o design. A grelha dianteira é de maiores dimensões e o para-choques integra uma abertura central que, para além de lhe conferir uma maior expressividade, contribui para o bom arrefecimento do motor. O Novo Clio é 14 milímetros mais curto que o antecessor, mas oferece uma melhor habitabilidade. A altura também foi reduzida em 30 milímetros, o que favorece a aerodinâmica e reforça o carácter desportivo. As jantes de 17 polegadas (em função das versões) contribuem, também, para aumentar a impressão de dinamismo do automóvel. Vários detalhes como a antena «tubarão», os faróis 100% LED e a linha cromada que contorna os vidros laterais, não só dão um ar mais moderno ao exterior, como contribuem para melhorar a perceção de qualidade.
A Renault Sport introduz no Novo Clio a «assinatura» R.S. Line, que irá substituir, progressivamente, a anterior designação GT-Line. Com um conteúdo de produto mais evoluído e mais rico, a gama R.S. Line representa mais do que uma simples mudança de designação.
Ao conferir ao Novo Clio um carácter ainda mais desportivo, a assinatura R.S. Line permite aos clientes a apropriação da herança da marca no desporto automóvel. Um legado que perdura ainda hoje com a Fórmula 1 e a competição cliente.
A assinatura INITIALE PARIS, presente em vários modelos da gama Renault – Captur, Scénic, Talisman, Koleos e Espace – volta ao Novo Renault Clio, com uma nova orientação de design.
O Novo Renault Clio faz perdurar a saga dos Clio «chics» iniciada em 1991, com o Clio Baccara, através de uma assinatura INITIALE PARIS, ainda mais elegante e que proporciona uma atmosfera única a bordo.
O novo modelo prevê-se que chegue no próximo Verão à Caetano Formula.